Assessoria Jurídica em Direito Mercantil, Representação Comercial, Comércio, contratos e transporte Internacional, Imigração, Nacionalidade, Investimento e Internacionalização de Empresas Européias no Brasil e vice-versa. E.mail: maria8429@oab-sc.org.br e mariaivoneteadv@hotmail.com
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Brasil: oportunidades para inversores y operadores extranjeros.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Distribuição de renda e inclusão colocam o Brasil em primeiro lugar em bem-estar
domingo, 25 de novembro de 2012
Mais estrangeiros já são barrados no Brasil que brasileiros no exterior
Por: Gustavo Villas Boas, Rodrigo Burgarelli - O Estado de S.Paulo
Fonte: www.estadao.com.br
Tripulantes de navio fazem portos liderar os vetos
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Brasil, Desarrollo Económico y Oportunidades
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Brasil y la UE suprimen los visados para turistas
La supresión de visados será sólo para aquellos turistas cuyos viajes no se prolonguen durante más de tres meses y que no tengan previsto realizar ninguna actividad remunerada, según el decreto firmado por la presidenta Dilma Rousseff y publicado en el Diario Oficial.
El acuerdo fue firmado en Bruselas el 8 de noviembre de 2010 y recupera la reciprocidad total en materia de visados entre Brasil y la UE, que había sido rota de forma unilateral por las autoridades brasileñas en 2004, tras la adhesión de diez nuevos países al bloque comunitario.
El texto establece que se mantiene la necesidad de visados para aquellos ciudadanos que viajen por motivos laborales o para llevar a cabo investigaciones, prácticas, estudios o trabajo social, así como para los misioneros y participantes en actividades artísticas.
Fuente: Lavanguardia.com
sexta-feira, 27 de julho de 2012
O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida.
domingo, 22 de julho de 2012
¿Cansado de buscar trabajo en España? "El País" te presenta un repaso a las oportunidades que hay fuera.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Las deudas de Alemania - El llamado "milagro" de la economía alemana se debe básicamente al impago reiterado de sus deudas por indemnizaciones de guerra
"Cansados ya de hablar de la deuda de Grecia, hablemos, por ejemplo, de la de Alemania, su "gran rescatadora" para beneficio de la ingeniería financiera y para tranquilidad de los mercados.
Fuente www.lavanguardia.com
terça-feira, 26 de junho de 2012
Brasileiros no Mundo - Estatística de brasileiros no exterior
sábado, 23 de junho de 2012
9éme Festival Photo à La Gacilly, Peuple et Nature
Du 1 de juin au 30 septembre 2012.
http://www.bonjourbrasil.com
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Rajoy pede queda de barreiras entre Brasil e Espanha
Rajoy disse que a Espanha é uma grande porta de entrada para as empresas brasileiras chegarem aos mercados da União Europeia, que ainda possuem elevado poder de consumo. "Aumentar os fluxos de investimentos entre os dois países é fundamental. Precisamos eliminar as barreiras, quer sejam alfandegárias, quer não. Assim, impulsionamos o crescimento econômico e a criação de empregos em ambos", sugere.
Rajoy admitiu que a Espanha atravessa um momento econômico muito complexo e que enfrenta dificuldades para se financiar no mercado internacional, principalmente devido às incertezas sobre o euro, mas afirmou que a ajuda disponibilizada pelos parceiros da União Europeia será mais que suficiente para resolver os problemas os sistema financeiro. Também destacou que as reformas trabalhistas e as medidas de austeridade aplicadas até o momento são necessárias para conter o aumento de gastos públicos.
Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por sua vez se disse surpreso com a postura e clareza com que o líder espanhol expôs os problemas do país. O executivo também elogiou a firmeza com que Rajoy afirmou que eles serão resolvidos e acrescentou que a Espanha está em um momento difícil e que talvez essa seja a melhor oportunidade para algumas empresas investirem no país e conquistarem um mercado em uma economia importante como a espanhola.
Skaff declarou também que as empresas espanholas voltadas ao setor de infraestrutura podem contribuir muito para o crescimento do Brasil.
Fonte: http://veja.abril.com.br
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Espanha oferece experiência em infraestrutura ao Brasil
Fonte:http://noticias.uol.com.br
segunda-feira, 18 de junho de 2012
CONSULADO BRASIL EM BARCELONA - GREVE DE SERVIDORES PÚBLICOS
"O Consulado-Geral do Brasil em Barcelona informa que, a partir de 19 de junho, terça-feira, os integrantes do Serviço Exterior Brasileiro, entre eles os que estão lotados neste Consulado-Geral, estão em greve, por tempo indeterminado, por decisão em assembléia do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – Sinditamaraty.
No entanto, para garantir que a comunidade brasileira não deixe de contar com os serviços consulares de que depende, o Consulado-Geral passará a operar com número reduzido de funcionários, em regime de plantão e escalas. Em razão disso, espera-se a compreensão dos usuários dos serviços desta Repartição consular para o fato de que o número de senhas para atendimento ficará reduzido enquanto durar a paralisação.
Terão prioridade de atendimento os casos de real urgência, mediante comprovação da situação por meio de documentos. Não haverá prejuízo para os atendimentos já agendados, salvo possível atraso ocasional, dada a excepcionalidade da situação.
O serviço de plantão consular por telefone continua em funcionamento. Recorda-se que o número é para atender apenas casos de emergência, tais como prisão, morte e hospitalização. Pedidos de informações sobre outros serviços consulares, tais como passaportes, registros civis, vistos etc, bem como sobre a tramitação de pedidos já efetuados, devem ser encaminhados ao e-mail info@brasilbcn.org, e serão repondidos com a brevidade possível.
Atenciosamente,
Consulado-Geral do Brasil em Barcelona"
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Orientações para brasileiros no Exterior
A cartilha visa ajudar na conscientização e na prevenção para que brasileiras e brasileiros não sejam enganados por promessas de pessoas que se passam por "olheiros" de modelos ou jogadores de futebol. Há casos de jovens de ambos os sexos que são iludidos e acabam se tornando vítimas do tráfico de pessoas.
Entre as principais orientações da cartilha, está a exigência de que os contratos sejam escritos também em português e que os detalhes relativos ao alojamento, à forma de pagamento e aos direitos constem em contrato.
Também se aconselha que quem for trabalhar fora leve consigo os contatos da embaixada brasileira no país de destino. Além disso, é importante deixar cópias dos documentos pessoais com a família no Brasil. Uma pesquisa na internet sobre a contratante também é recomendada porque alguns casos de tráfico de pessoas ou de trabalho escravo envolvendo a empresa em questão podem ter sido noticiados.
O vídeo produzido pela Ford Models conta com depoimento das modelos com carreira internacional Tayane Leão, Bárabara Weber, Patrícia Barros e Aline Weber. As modelos dão dicas para que as iniciantes na carreira não caiam em golpes e acabem vítimas de tráfico internacional de pessoas e do trabalho em condições análogas às de escravos.
terça-feira, 12 de junho de 2012
BRASIL:Concessão de vistos para trabalhadores de fora cresceu 31% no primeiro trimestre
Fonte: Blog do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Guia de Retorno ao Brasil
Para ler o Guia de Retorno clique AQUI
quinta-feira, 7 de junho de 2012
La UE aprueba restablecer controles fronterizos en caso de presión migratoria
Según la nueva modalidad acordada, los países podrán llevar a cabo controles en las fronteras o cerrarlas completamente ante situaciones como una afluencia masiva de inmigrantes, incluso si ésta no supone riesgos para la seguridad pública.
Fuente: www.lavanguardia.com
Comunicado Conjunto - Reunião Técnica Brasil-Espanha sobre temas Consulares e Migratórios
Fonte: www.itamaraty.gov.br
quarta-feira, 6 de junho de 2012
BRASIL- Juiz reconhece casamento homoafetivo contraído no exterior
O autor da ação requereu ao Ofício do Registro de Pessoas Naturais de Lajeado a adoção de providências no sentido de encaminhar o pedido de traslado de sua Certidão de Registro de União Civil mantida com um cidadão inglês, lavrada em Bristol, na Inglaterra, e legalizada no Consulado do Brasil em Londres.
Postulou que houvesse manifestação em relação ao nome que o companheiro passará a usar, destacando que na Inglaterra ele já utiliza o sobrenome do brasileiro, explicitando também o regime de bens, que pretende ser o da comunhão parcial.
Ao julgar o pedido, o magistrado adotou como razões de decidir os fundamentos do parecer da promotora de Justiça Velocy Melo Pivatto. Sob o ponto de vista formal, o juiz entendeu que todas as formalidades exigidas para o reconhecimento da união matrimonial celebrada no estrangeiro, conforme disposto no artigo 1.544 do CC/02, foram cumpridas.
Em relação aos aspectos materiais, ou seja, o reconhecimento em território nacional da união civil de casal de sexo idêntico realizada em solo estrangeiro, o juiz comungou do entendimento que, embora o documento faça referência à união civil, sem utilizar a expressão casamento, deve ser reconhecida a equivalência dos institutos para fins registrais no Brasil.
Isso porque, no Reino Unido, país no qual foi celebrado o ato, não há diferença, em perspectivas jurídicas, entre o casamento e a união estável, diz o parecer do MP, reproduzido na sentença. A união civil no Reino Unido é praticamente como um casamento, a denominação só é diferente porque se trata da união entre pessoas do mesmo sexo. Segundo o parecer do MP, várias formas de estigmatização já foram eficazmente combatidas pelo Direito. A mudança no Direito não apenas se segue às mudanças culturais, mas ajuda a promovê-las.
Nesse contexto, o entendimento da promotora e do juiz foi no sentido de que a lei deve ser interpretada em uma perspectiva geral e adequada à CF/88, reconhecendo que o outro é portador dos mesmos direitos, tendo em vista que as relações homoafetivas devem ter igual tratamento e proteção legal que as relações heteroafetivas em prol do respeito ao princípio da igualdade e da dignidade da pessoa humana, sendo o casamento um direito civil fundamental de todo ser humano.
O pedido apresentado encontra amparo no artigo 1.544, do CC/02. Também está previsto nos artigos 47 e 50 da Consolidação Normativa Notarial e Registral, instituída pelo provimento 32/06-CGJ, que trata de traslados de registros civis.
Fonte: www.coad.com.br
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Itamaraty publica cartilha para alertar profissionais brasileiros sobre os riscos da emigração
terça-feira, 29 de maio de 2012
Espanha cede e poderá rever regra para entrada de brasileiros
sábado, 26 de maio de 2012
Solo el 25% de los españoles se interrelaciona con inmigrantes.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Observatório de Inadmitidos
domingo, 8 de abril de 2012
Brasil quer Estados Unidos como principal destino de bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras
Por Gilberto Costa, Repórter da Agência Brasil
O governo brasileiro quer aumentar a cooperação científica com os Estados Unidos e fazer com que um quinto dos cientistas inscritos como bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras faça intercâmbio em universidades e empresas norte-americanas.
A intenção do governo é mandar 100 mil profissionais e pesquisadores em quatro anos para diversos países: 20 mil só para os Estados Unidos. O governo promete custear 75 mil bolsas e espera que a iniciativa privada viabilize outras 25 mil. O programa inclui desde bolsas sanduíche de graduação até pós-doutorados em 18 áreas de tecnologia, engenharia, biomedicina e biodiversidade.
“Os Estados Unidos serão o principal destino dos cientistas brasileiros. Até 2014, 20 mil terão feito intercâmbio lá”, disse à Agência Brasil o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. “Queremos estimular um novo acordo entre o MIT e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica [ITA], em São José dos Campos [interior de São Paulo]”, informou o ministro confirmando a intenção do governo em dobrar a capacidade de formação do instituto brasileiro com a presença de mais norte-americanos.
O ITA, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é o principal centro de formação para engenheiros e cientistas que trabalham no programa espacial brasileiro. A cooperação com os Estados Unidos é considerada estratégica pelo governo brasileiro que já assinou convênios de cooperação com a Nasa (a agência espacial americana).
domingo, 1 de abril de 2012
Brasil dificulta entrada de espanhóis a partir de segunda-feira
As novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira, 2 de abril, e têm como objetivo tornar mais rígida a seleção dos espanhóis que podem entrar no Brasil. A partir de agora, turistas espanhóis terão, entre outras exigências, que comprovar bilhete de ida e volta, o mínimo de R$ 170 por dia de permanência e comprovação da reserva do hotel ou carta-convite do anfitrião, caso fique em casa particular. Assim, o Brasil se aproxima da Espanha no nível de exigência para entrada de brasileiros.
Na última segunda-feira, representantes das chancelarias dos dois países reuniram-se em São Paulo. Segundo informações repassadas à DW Brasil pela assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a reunião foi considerada positiva. "Eles (a Espanha) agora também vão facilitar a liberação", afirmou a fonte da assessoria.
Para o Itamaraty, houve um "avanço na posição negociadora", já que antes "não se observava essa possibilidade de dialogar". Este "avanço", portanto, pode ser uma indicação de um reconhecimento, por parte do governo espanhol, do exagero no número de rejeitados e no tratamento daqueles detidos para questionamentos.
De agora em diante, os dois países pretendem manter o diálogo aberto, com possibilidade de novas reuniões dentro de um ou dois meses. O que o Brasil busca, segundo o Itamaraty, são "critérios transparentes de ingresso".
Princípio da reciprocidade
Um caso recente de grande repercussão no país aconteceu no início do mês de março. O governo brasileiro foi acionado para pedir explicações sobre a detenção, por mais de três dias, no aeroporto de Madri, da aposentada Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos. Ela foi ao país visitar a neta, mas não conseguiu liberação.
O governo brasileiro chegou a pedir explicações ao governo espanhol sobre esse e outras alegações de maus-tratos. Ao comentar o caso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse à Agência Brasil que a permissão de entrada e concessão de visto é um ato de soberania, mas os direitos dos cidadãos devem ser respeitados nesse processo. "Estamos indagando sobre o que realmente aconteceu, porque achamos que uma senhora com a idade que tem e com o desejo legítimo de ingressar no país não merecia um tratamento como o que pareceu ter recebido", disse Tovar Nunes.
As novas regras para a entrada de espanhóis no Brasil, segundo o Ministério, não são retaliação, mas um exercício do princípio da reciprocidade. Tovar Nunes explicou a decisão: "Tentamos, por um bom tempo, aliviar os requisitos para a entrada de brasileiros na Espanha. Mas não foi possível. Eles mantiveram a decisão. Não houve muita alternativa ao Brasil se não aplicar esses requisitos de maneira semelhante. Apesar da retomada do diálogo entre os dois países na última semana, a aplicação das novas regras está mantida.