segunda-feira, 27 de junho de 2016

Brasileiros terão passagem rápida no Serviço de Fronteiras dos aeroportos portugueses


A partir de julho os viajantes com passaporte brasileiro passarão a ter passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. O anúncio foi feito, na quinta-feira passada (23/06),  pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, Luísa Maia Gonçalves.
Atualmente, a passagem pelo sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (Rapid) de controle de fronteiras é reservada aos cidadãos portugueses e do conjunto da União Europeia.
A partir de julho, poderão usar o sistema eletrônico que efetua a leitura dos passaportes, sem intervenção humana direta, os cidadãos de nove países: Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Canadá, Estados Unidos, e Japão. 
Segundo a diretora do SEF, " São nacionalidades isentas de visto e que, ao mesmo tempo, os respetivos certificados técnicos podem ser adaptados para o Rapid de modo a poder ser feito o cruzamento e a consulta às bases de dados necessárias a nível nacional e internacional".

Como funciona o sistema RAPID? 
O primeiro que você deve saber  é que para usar o sistema RAPID você deve ser maior de idade  e ter um passaporte eletrônico. 
Se este é o seu caso, veja as regras de utilização: Inserir o passaporte  aberto(deve ter o símbolo respectivo no canto inferior esquerdo)no dispositivo e quando a porta se abrir, remover o passaporte e avançar. Posicionar-se em cima do círculo amarelo no chão e olhar de frente para o espelho. Avançar assim que a segunda porta se abrir.
Evite  tapar o rosto, usar chapéu, óculos de sol, celulares ou outros dispositivos eletrônicos. 
Mais informações na página web do SEF (disponível apenas em inglês).
Também lhe recomendamos este vídeo.


5 comentários:

  1. Bom dia Gilberto!
    Agradeço sua participação no blog e correção da data. Texto retificado!:)
    Estou à disposição para o que necessitar.
    Também pode seguir-me no facebook https://www.facebook.com/advogado.brasil.europa/
    Cordiais saudações!


    ResponderExcluir
  2. Como assim,passagem rápida?

    ResponderExcluir
  3. o passaporte não vai ser carimbado? e o controle do tempo de estadia e outros requisitos de turismo como seguro saúde, reserva de hoteis e passagem de volta dentro de 90 dias? tudo isto será ignorado? Os outros países europeus não consideram isto uma porta de entrada para imigração ilegal? Esta me cheirando materia incompleta.

    ResponderExcluir
  4. Minha bebê tem um ano. Neste caso não tem como passar?

    ResponderExcluir