domingo, 6 de novembro de 2011

O Brasil descobre a África

Com a crise nas rotas classicas da imigração brasileira, como Estados Unidos, Japão e União Europeia, brasileiros estão aproveitando oportunidades nos países africanos.

Segundo ISTOÉ, existem opções para todos os tipos de brasileiros no território africano. "Do turista que quer conhecer o lado exótico até aquele que vai a negócios". A característica comum, nos 54 países do continente, é que "está tudo por fazer".

A reportagem também conta brevemente a experiência de um agrônomo, que há três anos foi trabalhar em uma lavoura de arroz em Gana, de um professor de marketing da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que passou dois anos dando aulas na Universidade Independente de Angola, de um corretor de imóveis e de uma estudante de veterinária. Ressalta, contudo, que a maioria dos brasileiros trabalham com construção civil. "São engenheiros, mestres de obra, eletricistas, pedreiros e pintores que para lá são que são levados pelas grandes empreiteiras brasileiras como Odebrecht, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão."

Apesar do “custo África” – preços exorbitantes e falta de condições básicas – o continente virou opção, conclui.

Clique aqui para ler a reportagem completa na ISTOÉ Independente.



3 comentários:

  1. Dra bom dia,

    Estamos em Ghana a negocios, e vivendo situacoes aqui cada vez mais inesperada. Conhece algum colega advogado brasileiro aqui para que possamos entrar em contato, e termos a devida orientacoes de como agir em situacoes que vao alem de condutas normais, corretas que conhecemos!

    Desde ja agradeco,

    Ardy Goncalves Jr
    email ardy.goncalves@ig.com.br

    ResponderExcluir