segunda-feira, 16 de maio de 2011

Concurso Público Internacional Parque Olímpico Rio 2016

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 em conjunto com outros grandes eventos programados para os próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Militares de 2011, criam enormes oportunidades para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 representarão uma celebração do esporte e deverão servir como fonte de transformações para a cidade, promovendo um legado ambiental, arquitetônico, cultural e econômico sustentável, em benefício do ambiente urbano e da qualidade de vida dos cidadãos.

O Parque Olímpico Rio 2016 encontra-se em um dos quatro núcleos olímpicos programados para o desenvolvimento dos Jogos de 2016, e é o que concentra maior número de equipamentos esportivos. Apresenta-se como a construção de um espaço fundamental para o bom desenvolvimento dos Jogos Olímpicos e para a vitalidade do Rio de Janeiro. Durante a realização do evento ele é um dos locais onde se concentram as principais atividades esportivas, as grandes áreas públicas de encontro dos espectadores, patrocinadores e atletas. É também o lugar de maior centralidade do evento, tendo em vista que será o maior novo espaço exclusivamente construído para tal, na Barra da Tijuca, relativamente aos outros núcleos de atividades olímpicas localizados em Deodoro, Maracanã e Copacabana.

O Plano Geral Urbanístico, objeto deste Concurso Público Internacional, será o instrumento definidor da ocupação da área, para a qual se espera o mais alto nível técnico de projeto e de implantação. Definirá as áreas públicas, praças e parques, e as volumetrias dos principais equipamentos.Também deverá sugerir as volumetrias para os futuros empreendimentos imobiliários a serem construídos na área.

No modo legado o Parque se tornará uma área urbana de uso diversificado: residencial, comercial e de lazer, que definirá novos referenciais de construção sustentável, através dos seus equipamentos, instalações, infraestruturas e transporte urbano utilizados para o evento. O seu principal equipamento, o Centro Olímpico de Treinamento (COT) fornecerá formação de excelência às gerações futuras do esporte brasileiro, estabelecendo um novo espaço de alcance local e metropolitano, onde esporte, interação social e meio ambiente se conjugam de forma inovadora. O Parque Olímpico estabelecerá os princípios de um bairro sustentável, constituindo-se um dos principais legados urbanísticos dos Jogos 2016 para o Rio de Janeiro.

O Concurso Internacional visa o amplo alcance de profissionais na busca dhttp://www.blogger.com/img/blank.gife soluções criativas, que reúnam condicionantes de qualidade, funcionalidade e sustentabilidade, às quais se aliem valores de uso, sociais, culturais e de meio-ambiente. Pretende-se com ele franquear horizhttp://www.blogger.com/img/blank.gifontes abrangentes às contribuições e estabelecer uma abordagem integrada que assegure que as considerações do Projeto estejam incorporadas no planejamento, desenvolvimento e entrega das instalações do Parque Olímpico, da concepção à construção de todos os seus elementos.

Espera-se que o resultado desses procedimentos seja um Parque Olímpico de alta qualidade tanto para o desempenho do esporte quanto para a região e para a cidade, como expressões da cultura contemporânea.

INSCRIÇÕES
Para participar do Concurso é obrigatória a constituição de uma Equipe Mínima , multidisciplinar, coordenada por arquiteto e/ou urbanista legalmente habilitado, no Brasil ou no exterior, para o exercício da profissão, e das atribuições exigidas para a execução dos serviços objeto deste Edital , cujos integrantes e funções deverão estar relacionados na Ficha de Identificação que constitui o Anexo IV.

Como condição de participação no Concurso e de acordo com o disposto no subitem 8.2.3 deste Edital é obrigatória a declaração do Responsável , na Ficha de Inscrição (Anexo III), da experiência da equipe em projetos de complexidade similar ao “Concurso Parque Olímpico Rio 2016”.

A inscrição poderá ser feita em nome de Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou Consórcio.

A inscrição por Pessoa Física deverá ser feita por arquiteto ou urbanista, que será o Responsável perante o Município do Rio de Janeiro e o IAB-RJ.

No ato da inscrição a Pessoa Física deverá indicar a empresa com a qual mantém vínculo formal, vedada a efetivação de outra inscrição de pessoa física vinculada a uma mesma empresa.

A inscrição feita em nome de Pessoa Jurídica, por arquiteto especificamente designado para esta finalidade e que assumirá as funções de Responsável , estará condicionada à comprovação do objeto social da empresa, que deverá incluir a prestação de serviços de projetos de arquitetura e urbanismo, bem como à apresentação de procuração específica para a efetivação da inscrição.

A inscrição feita em nome de Consórcio, por arquiteto especificamente designado para esta finalidade e que assumirá as funções de Responsável , estará condicionada à apresentação do Compromisso Público ou Particular de constituição de Consórcio, subscrito pelos consorciados, no qual deverá constar a indicação da empresa líder, que deverá ter, como objeto social, a execução de atividades inerentes à profissão de arquiteto e urbanista.

As inscrições do Concurso somente poderão ser feitas no prazo estabelecido no Cronograma , que constitui o Anexo VII.

Para maiores informações ver itens 7 e 8 do Edital.

Fonte:

Bases do Concurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário